Os servidores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, inaugurado nesta quarta-feira, no bairro da Pituba, serão capacitados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), que promoverá um curso ministrado por especialistas em diversas áreas ligadas à investigação policial de homicídios.

Entre os instrutores estão o delegado-geral Hélio Jorge Paixão, o superintendente da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI), Rogério Magno Almeida Medeiros, o coordenador de Operações Especiais, André Viana, o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), Jardel Peres, e o perito criminal Luiz Eduardo Dórea.

Inicialmente, participam do curso de Investigação Policial de Homicídios, 80 servidores, divididos em duas turmas, que a partir da próxima terça-feira (26) cumprirão uma carga de 190 horas/aula. O treinamento tem como objetivo principal capacitar tecnicamente os policiais do DHPP para “compreender o sentido sistêmico que envolve todo o procedimento criminal”, explica a diretora da Acadepol, delegada Patrícia Barreto.

O programa do curso abrange 36 disciplinas, divididas em quatro módulos, com destaque para Preservação de Local de Crime, Análise de Dados e Interceptação, Planejamento Operacional, Locais de Crime e Perícias Criminais em Roubo a Banco, e Gerenciamento de Crises. As aulas serão ministradas nas sedes da Acadepol, na Mouraria, e da COE, em São Cristóvão.