A Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Pessoal, realizou na manhã deste domingo (17), na Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, em Água de Meninos, a terceira edição do Casamento Coletivo. Cinquenta e quatro casais oficializaram o matrimônio durante o evento. Familiares e amigos prestigiaram a cerimônia realizada com um culto interreligioso.

Alguns casais já vivem juntos há algum tempo e aguardavam apenas a oportunidade de legalizarem a união. É o caso do soldado PM, Gilvan Jailson Nascimento Santos e sua esposa Iderlande Silva dos Prazeres Bispo. Eles têm dois filhos e dividem o mesmo teto há 22 anos. “Decidimos casar porque é muito bom estar certinho como manda o Senhor Jesus Cristo e, também, para mostrar aos nossos filhos um caminho correto de uma boa estrada. Oficializar o casamento era o que faltava porque amor a gente tem demais”, explicou a noiva.

Conforme o juiz da 6ª Vara de Família, Alberto Raimundo dos Santos, “vai facilitar a vida dos dois quando pretenderem qualquer vantagem do Estado organizado. O casal formalizado, apesar da existência da União Estável, legalmente reconhecida, o casamento de fato facilita a comprovação de situações como paternidade e previdência”.

Filhos cobravam

No caso de Vinícius Serrão Rodrigues e Luciana Carneiro de Araújo Rodrigues, pais de quatro filhos e juntos há quase 20 anos, os próprios filhos cobravam que a união do casal fosse legalizada e abençoada. “Estamos agradecidos por esta oportunidade que a Polícia Militar nos deu”, disse o sargento Vinícius.

“Temos uma filha de 16 anos, que sempre cobrava. Também temos um de 14, um de 13 e um com 4 anos. Já que eles gostariam tanto que a gente casasse, mais a vontade de estar com tudo certinho, fez com que resolvêssemos oficializar”.

Buffet e música ao vivo

Toda o suporte para a festa, que incluiu buffet, garçons e a decoração especial, foi prestado por uma empresa especializada contratada pela Polícia Militar, por meio de licitação. A trilha sonora ficou a cargo de policiais que também são músicos nas horas vagas.

Valorização da família

Para o comandante-geral da PM/BA, coronel Nilton Mascarenhas, a valorização da família e a motivação dos servidores militares são alguns dos objetivos do Casamento Coletivo. “É mais uma forma de demonstrar o amor pela sociedade. A célula-mãe da sociedade é a família. Hoje estamos enaltecendo e fortalecendo cada vez mais a família”.