Para reduzir o número de homicídios e aumentar a elucidação de crimes no estado, o governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), inaugurou nesta quarta-feira (20), em Salvador, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. A criação do departamento faz parte do programa Pacto pela Vida, desenvolvido pelo governo baiano.

A estrutura vai permitir a criação de 11 delegacias especializadas, sendo que seis vão funcionar no departamento, localizado no bairro da Pituba. As outras cinco serão implantadas no interior até o fim do ano, responsáveis por cinco grandes regiões da Bahia: Norte, em Juazeiro, Sul, em Itabuna, Leste, em Feira de Santana, Oeste, em Barreiras, e Sudoeste, em Vitória da Conquista.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todas as investigações relacionadas a homicídios, ameaças às pessoas e desaparecimentos serão centralizadas no DHPP. Ele declarou que, para facilitar os trabalhos da equipe do departamento, a cidade de Salvador foi dividida em áreas: Baía de Todos-os-Santos, Central e Atlântico, consideradas áreas integradas de segurança pública (AISPs).

Entre as delegacias que farão parte da estrutura do DHPP estão a da Região Metropolitana de Salvador (RMS), de Investigação de Homicídios Múltiplos, para casos que envolvam chacina e extermínio, e de Proteção à Pessoa, cuja atribuição é cuidar dos casos envolvendo pessoas desaparecidas e proteção a testemunhas.

O DHPP funcionará com 120 policiais, além de 110 profissionais das equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), que vão trabalhar em escalas de turnos extras. Os servidores da SSP que atuarão no departamento começam na próxima semana um curso de qualificação.

“Estamos padronizando uma técnica de investigação para ter resultados mais rápidos, mais eficazes”, destacou o diretor do DHPP, delegado Arthur Gallas. Ele disse que as equipes formadas por delegados, policiais e escrivãs vão trabalhar integradas com a equipe responsável pela perícia, fazendo todo tipo de levantamento relacionado a homicídios. “Esses profissionais também vão contar com a tecnologia. As equipes, por meio de um celular com acesso a internet, poderão enviar informações sobre o crime com mais rapidez para o banco de dados da Polícia Civil”.

Pacto pela Vida

O DHPP integra o programa Pacto pela Vida, que tem como finalidade a redução dos índices de crimes contra a vida. Além do departamento, o programa visa à instalação de bases comunitárias de segurança pela Polícia Militar. “O DHPP é mais um passo dentro do planejamento do Pacto pela Vida e representa a concentração para elucidação dos crimes que mais nos preocupa, que são os homicídios. Aqui será uma estrutura mais de investigação, com todas as unidades da RMS e interior concentradas. Com essa estrutura, o objetivo é que em 48 horas toda a cena do crime esteja montada”, explicou o governador Jaques Wagner.

Articulado com as demais secretarias do Estado, o Pacto pela Vida prevê câmaras setoriais para desenvolver políticas públicas como as de segurança pública, defesa social, enfrentamento ao crack e atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Publicada às 9h55
Atualizada às 13h05