Em mais uma operação de combate ao tráfico na região de Alagoinhas, policiais civis e militares prenderam nesta quarta-feira (20), em dois bairros periféricos, 12 pessoas envolvidas com a venda e distribuição de drogas, a maioria remanescente da quadrilha de Amilton Pinto de Oliveira, o ‘Mitchu’. Morto em confronto com a polícia no início deste mês, ‘Mitchu’ liderava o tráfico de drogas no bairro Mangalô.

Durante a operação ‘Semana Santa’, desencadeada às 5h desta quarta nos bairros Barreiro e Mangalô, foram apreendidos dois quilos de maconha, 82 pedras de crack, dois revólveres calibres 38 e 32, uma motocicleta Ninja zero quilômetro e um Gol. Noventa policiais da 1ª e 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) participaram da operação, contando com apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Polícia Militar.

Segundo o coordenador da 2ª Coorpin, delegado Ricardo Esteves Brito Costa, os policiais cumpriram, nas primeiras horas da manhã, cinco mandados de prisão preventiva, e prenderam ainda sete pessoas em flagrante. A maioria dos custodiados tem envolvimento com o tráfico de drogas e em homicídios. Outras 11 pessoas – também encaminhadas à sede da coordenadoria regional – foram ouvidas e liberadas.

Adarlene Lima Santos, Selma de Almeida Borges, Levi Roberto dos Santos Maia (‘Índio’), Jean Carlos Nogueira de Jesus, Jairo de Araújo Santos (‘Bingo’), Lenilza Ferreira de Almeida (‘Nega’) e Valdeir da Silva Bezerra (‘Val’) foram presos em flagrante.

Em cumprimento a mandados judiciais de prisão, os policiais capturaram Alan dos Santos Pereira (‘Rasta’), Islan dos Santos Pereira, Ednei dos Santos Nepomuceno (‘Binho Metralhado’), Emanuel dos Santos (‘Flocos’) e Rafael da Silva Santos. Todos estão custodiados na 2ª Coorpin, em Alagoinhas.

Armamento pesado

Há 14 dias, equipes das 1ª e 2ª Coorpins, com apoio da Coordenação de Operações Especais (COE), desarticularam uma quadrilha que escondia armamento pesado em Alagoinhas e Pojuca, e tinha como líderes ‘Mitchu’ e Luciano Souza da Silva, o ‘Branco’, morto no mesmo confronto, ao lado do comparsa.

‘Branco’, apontado como líder do tráfico no Bairro da Paz, em Salvador, e ‘Mitchu’ tinham planejado assaltar um banco no município de Biritinga. O bando já havia assaltado agências bancárias nas cidades de Mairi e Sátiro Dias.

Quatro comparsas da dupla, identificados como Antônio Augusto Soares da Anunciação (‘Conan’), Paulo Xavier dos Santos (‘Paulão’), Adilson Moreira dos Santos (‘Dicinho’) e Bruno Santos Souza (‘Bil’), foram presos no dia 6 deste mês, quando os policiais também apreenderam drogas, armas e farta munição em poder do grupo.

Numa casa abandonada no bairro Mangalô foram localizadas, na ocasião, quatro metralhadoras municiadas, três pistolas (ponto 40, 9mm e 380), uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibre 38, coletes balísticos, além de munição de calibres 45, 9mm e ponto 40 enterrados no quintal. No local, ‘Branco’ e ‘Mitchu’ morreram em troca de tiros com os policiais.

Na sequência da operação, realizada na primeira semana deste mês, os investigadores apreenderam um veículo Jetta roubado e cerca de meio quilo de maconha. E, na zona rural de Pojuca, encontraram numa fazenda uma submetralhadora 9 mm e cerca de R$ 5,5 mil em espécie. O local também servia de esconderijo de armas pertencentes a ‘Branco’.