Todas as investigações de assassinatos ocorridos em Salvador passaram a ser centralizadas, desde o dia 1º de abril, na Delegacia de Homicídios (DH), localizada no Complexo Policial dos Barris. Este é o primeiro passo para a concretização do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), que já está sendo criado com o objetivo de ampliar o índice de elucidação desses crimes e desafogar a demanda nas delegacias territoriais.

O Departamento terá à disposição recursos como o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc), que teve reforço a partir do fim de semana passado. Desde a última sexta-feira (1º), o Silc passou a funcionar todas as noites, com duas equipes extras, integradas cada uma por um delegado, três investigadores e um escrivão. Anteriormente as equipes trabalhavam somente nas noites de sexta, nos sábados e domingos.

Desde fevereiro, quando o sistema Silc passou a ser adotado pela Polícia Civil, no expediente normal diário, houve ampliação de 70% da elucidação dos assassinatos ocorridos em 2011. No momento, tendo como base a Delegacia de Homicídios, as equipes são deslocadas imediatamente ao local do crime acompanhadas de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Região Metropolitana de Salvador

O Serviço de Investigação em Local de Crime é estendido, de forma excepcional, à Região Metropolitana de Salvador (RMS), em casos de homicídios múltiplos. A partir de maio, equipes serão criadas nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávila, que representam mais de 70% das ocorrências de homicídios na área.