Um esquema de segurança similar ao do Carnaval de Salvador será usado na micareta de Feira de Santana, desta quinta-feira a domingo (28 a 1º). A estratégia elaborada pela Secretaria da Segurança Pública foi apresentada, na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Cultura e Arte da cidade. O efetivo disponibilizado na operação durante os quatro dias da festa, com investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, constará de 7.200 homens das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

A ação terá um reforço de 13 câmeras de monitoramento, seis smartphones e 180 rádios comunicadores com localização por GPS. Ao longo do circuito foram instalados 40 pontos elevados de observação. Os policiais também contarão com o apoio dos helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), das Rondas Especiais (Rondesp) e do Batalhão de Choque.

No entorno do circuito, barreiras policiais revistarão os foliões com detectores de metais. Nas estradas, as Polícias Rodoviárias estadual e federal vão intensificar a fiscalização de veículos para evitar a entrada de armas e drogas na cidade. Presente ao evento, o subsecretário da SSP, Ary Pereira, disse que em 2010 os índices de violência da festa caíram e, este ano, o objetivo é manter o ritmo de redução. “Trouxemos toda a experiência do Carnaval de Salvador. Vamos usar câmeras em rede, rádios, celulares, tudo para garantir a eficiência da ação policial e combater a violência nessa que é uma das festas mais importantes do interior e que atrai milhares de baianos e turistas”, enfatizou Pereira.

Estiveram presentes na apresentação, o delegado da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Fábio Lordello, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, e o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, que ressaltou a importância do planejamento da operação. “Fizemos uma análise do que foi feito ano passado e em cima disso realizamos o planejamento para a festa deste ano. O folião pode ficar tranquilo que faremos o trabalho preventivo e ostensivo no intuito de manter a paz e a tranquilidade de quem vier para a rua brincar a Micareta".

Publicada às 11h50
Atualizada às 17h10