Quarenta e seis quilos de pasta base de crack, armas, munições, veículos e eletroeletrônicos apreendidos, além da prisão de oito homens – entre eles um soldado da Polícia Militar -, foi o saldo de uma grande operação realizada na região de Itabuna há uma semana, por investigadores da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), coordenada pelo delegado Moisés Damasceno. Equipes da 21ª Coorpin (Itapetinga) apoiaram a operação, que envolveu mais de 30 policiais civis.

De acordo com Damasceno, as investigações em torno do grupo foram iniciadas há cerca de dois meses. “Eles traziam a droga de Foz do Iguaçu, no Paraná, para abastecer pontos de tráfico em Itabuna”, informou. Policiais sob o seu comando abordaram os quatro veículos, que transportavam os produtos ilícitos num trecho da rodovia BA-415, próximo à entrada do município de Ibicaraí.

Na lataria do Polo Hatch, de cor prata, placa KKI-4336 (Arapiraca/Alagoas), Thiago Vídero Caldas Reis escondia quase 16 quilos de pasta base de crack, um revólver calibre 357, uma pistola 9mm e um revólver calibre 38. Havia também 128 munições de calibre 38 e 40 munições para pistola 380.

Uma hora após a interceptação do Polo, os policiais prenderam num Vectra de cor azul, placa AEM-4165 (Foz do Iguaçu), Paulo da Cruz Oliveira, Márcio Rebouças Santos, Fábio Ribeiro Prado e Antônio Lauro Cunha Ferreira. Dirigido por Paulo Oliveira, o veículo também continha na lataria aproximadamente 30 quilos de pasta base de crack e diversos artigos eletroeletrônicos trazidos ilegalmente do Paraguai, que foram avaliados em R$ 220 mil.

No Polo Sedan prata, placa JSH-3778, abordado em seguida na mesma rodovia, Gabriel Moreira Andrade e Fábio Dias Oliveira também traziam eletroeletrônicos do Paraguai. Aparelhos igualmente contrabandeados foram apreendidos no Toyota Hilux, de cor branca, placa JMI-3981 (Itabuna), conduzido pelo soldado PM Márcio Campos Bastos, lotado no município de Camacã.

Maior apreensão

“Esta foi a maior apreensão de crack já realizada este ano pela Polícia Civil no interior do estado”, ressaltou o delegado Moisés Damasceno. Ele autuou Thiago Vídero em flagrante por tráfico de drogas, de arma e de munição, e por crime de descaminho (trazer mercadorias de outro país sem o devido recolhimento de impostos). Márcio Rebouças Santos, que assumiu ser o dono dos mais de 29 quilos de crack apreendidos no Vectra, também foi autuado por tráfico de drogas e descaminho.

Os outros seis integrantes do grupo foram autuados em flagrante por crime de descaminho. Thiago, Paulo Oliveira, Márcio Rebouças, Fábio Ribeiro, Antônio Lauro, Gabriel Moreira Andrade e Fábio Dias Oliveira, todos naturais de Itabuna, estão recolhidos no presídio do município. O PM Márcio Campos Bastos foi transferido para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.