LOCAL: municípios de Sobradinho e Casa Nova, no território de identidade Sertão do São Francisco, respectivamente a 548 e 572 quilômetros de Salvador.
DATA: 30.04.11 (sábado)
HORÁRIO: 11h30

O QUE É: lançamento do roteiro turístico Vapor do Vinho.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VAPOR DO VINHO: trata-se de uma embarcação, com capacidade para 80 pessoas, que fará passeios turísticos pelo Lago de Sobradinho, no Rio São Francisco, expondo aos visitantes a produção de vinho e as belezas naturais da região. O tour inclui degustação de comidas típicas e de vinhos e espumantes produzidos no Vale do São Francisco. A expectativa é que a nova atração duplique o número de visitantes na região, que atualmente é 1,3 mil por mês. Inicialmente, o Vapor Vinho fará o trajeto entre Sobradinho e Casa Nova três vezes por semana. O passeio de inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner, empresários e outras autoridades.

ROTEIRO: o barco sairá sempre do Lago de Sobradinho, percorrerá um trecho até a eclusa (quando o barco sobe as águas do rio) e seguirá para o atracadouro da Vinícola Ouro Verde, no município de Casa Nova. O percurso dura cerca de duas horas e meia, com paradas em pontos turísticos. No tour, o visitante ainda acompanhará o processo de fabricação dos vinhos e poderá comprar os produtos da vinícola numa espécie de boutique. A fábrica produz cerca de três milhões de litros de bebida (vinhos, espumantes e brandies) por ano.

SOBRADINHO: tem 1.239 quilômetros quadrados de extensão territorial e população estimada em 21.988 habitantes. O atual prefeito da cidade, emancipada em 1989, é Genilson Silva.

CASA NOVA: com extensão territorial de 9.647 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 64.944 habitantes. A cidade foi emancipada em 1879 e a prefeitura é comandada atualmente por Orlando Xavier.