Para amenizar os efeitos da baixa estação no turismo, a Bahiatursa tem apoiado uma série de eventos esportivos em Salvador e nos principais destinos turísticos do estado. A ideia é movimentar a cadeia produtiva do setor, garantindo a ocupação em hotéis, bares e restaurantes.

Somente neste fim de semana estão sendo realizados dois eventos com o apoio do governo. Um torneio de futevôlei, em Salvador, e o Ecomotion 2011, um desafio de resistência, em Porto Seguro e Prado, no litoral sul baiano.

A prova internacional de corrida de aventura, que está sendo realizada nas regiões turísticas denominadas Costa das Baleias e Costa do Descobrimento, está contribuindo para o aumento da ocupação na hotelaria local. O evento reúne, até o próximo dia 17, vários participantes de diversos estados do Brasil e também de oito países. A Bahia será representada pela equipe Gantuá.

De acordo com Luís Fernando Oliveira, sócio de um resort em Porto Seguro, o estabelecimento está completamente lotado por conta do evento. “Isso é muito bom, principalmente nesse período de baixa estação”. O mesmo ocorre em Prado, município a 785 quilômetros da capital. De acordo com o secretário de Turismo local, Carlo Casarsa, o evento contribui para a movimentação na cidade em um período atípico e também para a divulgação da imagem do destino para diversos pontos do mundo.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, afirmou que os eventos esportivos são grandes alternativas para compensar os efeitos da baixa estação. “Um grande case de sucesso é o GP Bahia de Stock Car, que tem R$ 18 milhões em mídia espontânea e R$ 20 milhões em movimentação financeira”.

Ecomotion 2011

Durante a prova, os competidores percorrerão 604 quilômetros de percurso nas modalidades trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais, cavalgada e orientação com mapa e bússola. O ponto de partida será a cidade de Prado. A Bahia já tem confirmada a equipe Gantuá Millennium, que promete muito esforço e emoção para a conquista do desafio.

A prova distribuirá 25 mil dólares em premiação e será a disputa de maior pontuação no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA), este ano. A corrida de aventura é uma competição multiesportiva, praticada em meio à natureza. As equipes são formadas por quartetos, que devem ter obrigatoriamente um dos atletas do sexo oposto.