A participação do setor turístico no Plano Plurianual (PPA), que está sendo conduzido pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), foi discutida durante o Fórum Estadual de Turismo. O objetivo é intensificar a mobilização para que o turismo tenha maior presença nas ações, projetos e no orçamento definido pelo Estado nos próximos quatro anos.

Durante a apresentação, o coordenador do Fórum, realizado no final de semana, José Carlos Oliveira, assessor institucional da Setur, destacou as quatro áreas Temáticas do Turismo no PPA – Dinamização da Cadeia Produtiva, Interiorização do Turismo, Qualificação dos Serviços e do Destino Bahia, e Turismo para a Copa 2014.

“Para um setor que emprega quantidade significativa de mão de obra, tem uma cadeia produtiva rica e diversa como o turismo, é fundamental a ampliação de projetos e recursos para o seu crescimento e aumento do seu peso no PIB baiano”, explicou Oliveira.

Entre as prioridades para o turismo no PPA, estão a qualificação profissional e empresarial, o desenvolvimento de novos segmentos, o fortalecimento da cadeira produtiva e o turismo náutico, que recentemente obteve um benefício para o seu desenvolvimento, com o decreto que estabelece descontos e até a isenção total do ICMS na produção de embarcações de recreio ou esporte na Bahia.

Segundo Oliveira, as lideranças do turismo “tiveram a oportunidade de conhecer, no Fórum, a importância de uma maior presença do setor nos momentos de definição das prioridades estratégicas do Estado, o que, em suma, significa um maior orçamento e mais recursos para o turismo”.