Sessenta profissionais foram mobilizados pela TVE Bahia para a cobertura da Micareta de Feira de Santana, o mais antigo e tradicional carnaval fora de época do Brasil. Além de transmissões ao vivo, que irão ao ar desta quinta-feira (28) até domingo (1º), a cobertura inclui reportagens especiais e os destaques de cada dia nos telejornais TVE Revista (12h18) e TVE Notícias (19h03).

A programação ao vivo será ancorada por Igor Baraúna e Glauber Morais, com reportagem de Ivana Dorali, e dará destaque às grandes estrelas da axé music, no circuito Maneca Ferreira (Avenida Getúlio Vargas), e às entidades de matriz afro, no circuito Quilombola (Avenida João Durval Carneiro).

No Maneca Ferreira irão desfilar Margareth Menezes, Daniela Mercury e Márcia Freire, na quinta; Chiclete com Banana, Luiz Caldas, Marcia Short e Motumbá, na sexta (29); Negra Cor, Netinho, Ricardo Chaves, Gerônimo e Adão Negro; no sábado (30), Cláudia Leitte, Trem de Pouso e Tonho Matéria domingo (1º).

O investimento na transmissão da TVE Bahia soma R$ 120 mil. Com utilização de seis câmeras, a programação prevê reportagens especiais sobre a história da micareta, criada em 1937, aspectos culturais e pontos turísticos de Feira de Santana, como o Observatório Astronômico Antares. O coordenador-geral das transmissões é João Esteves, diretor da emissora.

As transmissões ao vivo no circuito Maneca Ferreira estão previstas para quinta-feira (23h às 2h), Sexta (22h às 2h), Sábado (22h às 2h) e domingo (21h às 22h30).

Ouro Negro

Iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o programa Carnaval Ouro Negro revolucionou a presença das agremiações de matriz afro, no Carnaval de Salvador, nos últimos anos.

Na Micareta de Feira, o programa apoia 14 blocos com a destinação de R$ 140 mil – afoxés Filhos de Ogum, Guian Filhos de Oxalá e Pomba de Malé, Afro Carnavalesco Zenza, Afro Cultural Acadêmicos de Feira, Afro Cultural Muzenbela, Afro Cultural Nelson Mandela, Afro Filhos de Malê, Afro Flor de Ijexá, Escola de Samba Escravo do Oriente, Escola de Samba Padre Ovídio, Nativos de Santana, Quilombo Odungê e Quixabeira da Matinha.