Capacitar os profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para aplicar todo o processo da Ferramenta ‘Desempenho, Visão e Estratégia (DVE)’ ao planejamento de atividades em campo. Esse é o principal objetivo do Curso DVE, que reúne cerca de 50 médicos veterinários da Agência até esta sexta-feira (6), em Ilhéus. A meta dos participantes é construir estratégias para o fortalecimento dos serviços de defesa agropecuária do Estado de maneira participativa e compartilhada com o setor privado.

O instrumento DVE, criado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iicca), visa ajudar as instituições a estabelecer seu nível de desempenho, estabelecer prioridades e facilitar o planejamento estratégico para alcançar objetivos e aproveitar novas oportunidades.

“A defesa sanitária requer intercâmbios contínuos mediante discussão de novas diretrizes, harmonizadas para as exigências dos mercados e os métodos de controle de doenças, melhorando a utilização dos recursos dos serviços veterinários”, enfatiza o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.