Cursos profissionalizantes de auxiliar de cozinha (nacional e internacional), recepcionista, costureiro, vigilante, porteiro, manicure e pedicure serão oferecidos nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) de Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, Mussurunga, Narandiba, Nordeste de Amaralina e Vasco da Gama, e também no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ciac), em Ondina.

A iniciativa é resultado de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As vagas variam de 25 a 50 para cada modalidade e a pré-matrícula pode ser feita até a próxima terça-feira (31).

A seleção será realizada no dia 3 de junho. A matrícula, no período de 6 a 8. As aulas terão início no dia 13 do mesmo mês. Para se inscrever, é preciso ter renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, ser trabalhador desempregado ou empregado, estar matriculado ou ser egresso da educação básica.

“Graças a essa ação, os alunos terão oportunidade de fazer os cursos gratuitos sem necessidade de utilizar recursos para pagamento de transporte e alimentação, pois serão atendidos no próprio bairro, perto das suas residências. Por meio da capacitação para o trabalho, a Sedes promove a inclusão social e combate à pobreza”, explica a coordenadora de Ações Intersetoriais da Superintendência Estadual de Assistência Social, Gilza Brito.

Os cursos serão ministrados nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 13h às 17h). A capacitação oferece certificado e dá oportunidade de emprego pela referência nacional que é o Senac, pois a entidade significa mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Mais informações podem ser obtidas Centros Sociais Urbanos.

tabela csu