O Governo do Estado e o município de Senhor do Bonfim, na região do Piemonte da Diamantina, assinaram convênio para inclusão social e melhoria das condições de trabalho dos catadores de resíduos sólidos, que atuam na rua e no lixão da cidade. O acordo foi formalizado nesta terça-feira (17) pelo secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, pelo superintendente de Economia Solidária, Helbeth Oliva, e pelo prefeito do município, Paulo Batista Machado.

Segundo o secretário, esta é uma ação conjugada de geração de emprego e renda, que vai propiciar o fomento e a criação de estrutura para uma cooperativa e implantação da coleta seletiva na cidade. “Neste convênio serão aplicados recursos superiores a R$ 124 mil, beneficiando 110 catadores de resíduos sólidos”.

Para ele, é importante a mobilização da sociedade local na implantação da coleta seletiva do lixo. “Os recursos deste acordo serão utilizados também na aquisição de prensas, balanças e outros itens importantes na limpeza urbana, devendo, por extensão, criar melhores condições de trabalho para os catadores de resíduos sólidos em suas atividades diárias”.

O prefeito valorizou o esforço do Estado em liberar os recursos e disse estar satisfeito “em trabalhar na inclusão social das famílias que vivem unicamente da coleta de resíduos sólidos”. E o superintendente de Economia Solidária disse que “esta ação governamental vai fortalecer o cooperativismo entre as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem com a melhoria do meio ambiente”.