O Conselho Estadual de Assistência Social, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realiza, nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções da Bahia, a Reunião Ampliada dos Conselhos Estadual e Municipais de Assistência Social com a finalidade de mobilizar e orientar os municípios para as conferências municipais, estadual e nacional da área, previstas para este ano.

A reunião contará com a participação de 20 conselheiros estaduais, 834 municipais, 417 secretárias executivas, além de técnicos da Superintendência de Assistência Social (SAS) e do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Segundo a superintendente de Assistência Social, Ângela Gonçalves, a reunião é essencial para a organização e qualificação dos profissionais que participarão da conferência estadual.

“Nos encontros municipais e estadual é que vamos discutir a estruturação da assistência social nos planos operacional e político, para que desse diálogo sejam demandadas as diretrizes que possibilitarão um avanço na área”, explica a superintendente.

Conferência Estadual 
“Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores” será o tema principal da VIII Conferência de Assistência Social da Bahia, que acontecerá de 24 a 26 de outubro, em Salvador. No evento, serão avaliados os avanços da gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também serão analisados a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social sob a lógica do trabalho articulado em rede (entidades socioassistenciais e unidades estatais), o protagonismo e participação dos usuários e a valorização dos trabalhadores, propondo estratégias para o fortalecimento do alcance das atenções ofertadas pelo SUAS no processo de erradicação da extrema pobreza.