A manhã de segunda-feira (16), no Espaço de Leitura da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro, foi marcada pela presença da jornalista e escritora Lília Gramacho. Era mais uma edição do Encontro com o Escritor, projeto promovido pela Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que proporcionou um contato da escritora com alunos.

Na oportunidade, Lília contou para as crianças como começou seu interesse pela escrita e também como criou o livro A Menina Que Não Gostava de Ler, sua mais recente obra, vencedora do Edital de Publicação da Fundação Pedro Calmon/Fundo de Cultura da Bahia. Além do formato tradicional, a obra foi lançada em DVD áudio-livro. Após ouvir a escritora, os estudantes realizaram um recital de poesia sobre o ato de ler, além de participar de sorteios de algumas obras.

A diretora da Biblioteca de Extensão, Gleide Machado, falou da importância do contato com o escritor como semeadura do processo de leitura. “A relação que se faz com alguém que, como o leitor, é uma pessoa que sonha, que pensa, faz aquele livro se transformar num objeto mágico”. Ela disse que as crianças trabalharam com o livro antes, despertando a curiosidade em conhecer a escritora e seu processo criativo.

Segundo Lília, o conhecimento prévio das suas histórias pelos pequenos leitores contribuiu para a interatividade do encontro e riqueza da experiência. A opinião das crianças foi unânime. Para elas, o encontro foi especial e inesquecível.

Noemi Pinheiro, dez anos, aluna e moradora do terreiro, achou o encontro muito interessante. “A escritora é legal. Ela falou sobre as histórias dos livros. Achei os livros bonitos. Queria que tivessem mais encontros como esse”.