Nesta terça-feira (10), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris), a professora Maria de Fátima Hanaque Campos, convidada do curso Conversando com sua História, do Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, profere palestra sobre A Pintura Religiosa em Salvador entre o Período de 1790 e 1850. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificados.

Tendo como foco os monumentos religiosos da capital baiana, Maria de Fátima afirmou que a palestra vai analisar um período de crescente desenvolvimento através de construções monumentais, religiosas e civis, onde o embelezamento do interior dessas construções era realizado por dezenas de mestres e artistas, relacionando a produção da pintura religiosa no Brasil com as influências oriundas de Portugal, da Europa.

Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Maria de Fátima é doutora em História da Arte pela Universidade do Porto, mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente, é pesquisadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Dentre os livros publicados e organizados pela professora, destacam-se Memória Técnica do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar de 1º a 8º, 2006 e 2005, Uma Trajetória de Sucesso, 2003, e Conhecendo Serra Preta – História e Geografia, 2003.