Os agricultores familiares de Praia do Tororão, no município de Prado, a 805 quilômetros de Salvador, no extremo sul do estado, receberam, no sábado (30), um trator com implementos agrícolas para dinamizar a produção da região. O equipamento foi entregue pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado, Wilson Brito, com a presença de produtores rurais e várias lideranças regionais.

A máquina, dotada de batedeira de cereais, carreta, arado fixo e cultivador/escarificador, foi adquirida por intermédio de um Termo de Doação firmado entre a Sedir, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação dos Produtores Rurais da Praia do Tororão.

O secretário destacou que o equipamento oferecerá aos agricultores familiares aportes de infraestrutura de apoio à produção, de caráter comunitário associativo. “Queremos melhorar o desempenho econômico das comunidades beneficiadas e incrementar a atividade produtiva para promover o desenvolvimento regional sustentável na região”.

A Sedir também já entregou tratores agrícolas em municípios como Lajedão e Itanhém, com o objetivo de melhorar a vida dos pequenos agricultores da Bahia. “Esperamos entregar tratores também em todas as associações organizadas do extremo sul. Faremos um trabalho de organizar essas comunidades para poder agregar valor ao produto, fazendo com que a população tenha uma renda melhor”, disse Brito.

Após a entrega do trator, ele convidou a população e os representantes dos municípios da região para participar, na próxima quinta-feira (5), de mais uma plenária do Plano Plurianual 2012-2015 (PPA), no município de Eunápolis, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.