Lideranças do Subúrbio Ferroviário de Salvador discutiram com representantes do governo estadual, no último sábado (21), as principais necessidades da região. Na Oficina de Escuta da Comunidade, foram levantadas as demandas e elaborado um plano de ação intersetorial a ser apresentado ao governador Jaques Wagner. O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), aconteceu na sede da Associação 8 de Dezembro, em Paripe.

“Queremos construir uma plataforma de trabalho com ações concretas para serem discutidas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro. Segundo ele, o Estado já dirige atenção para a área e citou a construção do Hospital do Subúrbio como um dos mais modernos da Bahia, que hoje beneficia mais de 700 mil pessoas. O secretário lembrou também que a revitalização do Parque São Bartolomeu já está em andamento.

Estiveram presentes no encontro, além da Sedes, representantes das secretarias de Educação (SEC), Infraestrutura (Seinfra), Ciência e Tecnologia (Secti), Relações Institucionais (Serin), Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Na oficina, os participantes foram divididos em grupos de discussão e levantaram as principais demandas – que serão encaminhadas aos respectivos órgãos responsáveis – e sugeriram soluções. Entre as propostas constam implantação de um Centro Social Urbano (CSU) e de um núcleo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no Subúrbio, ampliação dos acessos ao Hospital do Subúrbio e instalação de um Centro Digital de Cidadania.