O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (16) as obras de revitalização em mais 11 Terreiros de Candomblé localizados em Salvador. No total, a reforma contempla 53 terreiros com investimentos de R$ 2,4 milhões. As melhorias são viabilizadas por meio do convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu).

De acordo com o chefe de Gabinete da Sedur, Eduardo Copello, na primeira etapa foram recuperados seis terreiros – Ogunjá, Ilê Axé Fé Konfé Olorun, Ilê Axé Kalé Bokun, Babacan Alafin, Caboclo Catimboiá e Ilê Axé Olorum Oyá.

O presidente da Acbantu, Raimundo Komannanjy, ressaltou a importância da união de todos os envolvidos para dar continuidade aos serviços. Estão sendo realizadas obras de reforma, ampliação e reparos gerais dos terreiros, preservando as características culturais e religiosas das comunidades de matriz africana, além da regularização fundiária dos imóveis.