Após iniciar as ações do programa Pacto pela Vida, como a implantação da Base Comunitária de Segurança, no Calabar, o governo estadual proporcionará diversos serviços sociais à população no domingo (15), a partir das 9h, quando o SAC Móvel estará no bairro. A expectativa é que centenas de pessoas sejam atendidas para emissão gratuita de carteiras de identidade e de trabalho, certidão de nascimento, antecedentes criminais, primeira via do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e atualização dos dados do Programa Bolsa Família.

Articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a ação é uma parceria com as secretarias estaduais de Administração (Saeb), de Segurança Pública (SSP), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A iniciativa foi garantida depois que o Grupo de Trabalho (GT) Calabar, da Sedes, constatou na comunidade problemas de sub-registro (sem certidão, RG ou CPF) e de falta de documentação para o trabalho. A ação do GT faz parte do programa Pacto pela Vida, iniciativa do governo estadual.

Os moradores do Calabar também poderão se cadastrar no programa de intermediação para o trabalho – o SineBahia – e se inscrever no curso de Trabalho Doméstico, que oferecerá 22 vagas e dará direito a lanche, material didático e certificado. O curso terá duração de dois meses e meio, totalizando 200 horas de atividades, com previsão de ser iniciado no dia 23 deste mês. Serão oferecidas também quatro oficinas sobre espaço solidário para empreendimentos coletivos, microcrédito para empreendedores individuais e coletivos, cantina solidária (grupos de alimentação) e questões jurídicas e contábeis (grupos que ainda não estão formalizados).

A unidade móvel do SAC será instalada na Rua Nova do Calabar, onde também haverá postos da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e do Núcleo Itinerante de Direitos Humanos.

Jovens baianos

O governo estadual está criando um núcleo intersetorial para ações sociais e um dos focos será a juventude, principalmente no aspecto da qualificação. Para isso, o Programa Jovens Baianos, da Sedes, já estuda a implantação de projetos específicos para o bairro. Na área de assistência social, o Estado está estreitando a parceria com a prefeitura para o desenvolvimento de algumas ações, a exemplo do restabelecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), criação de grupo de convivência de idosos e a instalação de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) na comunidade.