O Conselho Estadual de Educação (CEE) comemorou 169 anos em sessão realizada, nesta terça-feira (24), no Hotel Vilamar, em Salvador. Durante o evento, os 24 conselheiros tiveram oportunidade de conhecer os detalhes do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, programa desenvolvido em parceria com os municípios baianos. O objetivo é melhorar a qualidade da educação no estado e garantir a todos os estudantes o direito de aprender.

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, que esteve presente na sessão, o Conselho é fundamental para apoiar o projeto de educação do Governo do Estado. “É muito importante que ele assuma esta postura e nos ajude, como já vem fazendo, especialmente quanto à mobilização. Temos o foco na escola e, para isto, traçamos compromissos para fortalecer o ensino público na Bahia, que inclui alfabetizar as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar”.

O CEE é o conselho mais antigo do Brasil, com papel normativo consultivo, deliberativo e orientador da gestão educacional na Bahia. A instituição regula todos os processos da educação básica, profissional e do ensino superior no estado. “Estou no Conselho, há cinco anos, e vejo um esforço progressivo na contribuição com reflexões de políticas públicas de educação. Queremos ir além do simples despacho de processos. Também acho importante toda abrangência deste Pacto”, disse o conselheiro Jaime Costa Barros.

Segundo a presidente do CEE, Aylana Alves Barbalho, a explanação sobre o Pacto pela Educação está ligada aos compromissos da entidade. “O que tem sido proposto, de fato, nos anima muito e renova a coragem para continuarmos militando por uma educação de qualidade para todos. O Pacto é uma iniciativa inovadora que está totalmente alinhada às diretrizes e as metas constantes no Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2002, ainda em discussão”.