O I Encontro Estadual da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), que será aberto no Hotel Vilamar, em Salvador, nesta quarta-feira (11), às 19h, reunirá representantes de 99 escolas de 68 municípios baianos. Resultado da etapa 2010 do projeto ‘JA – Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola’, o evento continua na quinta e sexta (12 e 13) visando à socialização e integração das experiências das comissões formadas.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Solange Rocha, “o evento será uma oportunidade para as comissões apresentarem, oralmente e por meio de banners, os resumos que relatam o processo de constituição das Com-Vida, que irão gerar os anais do I Encontro”.

Um dos destaques da programação será a palestra da coordenadora-geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Raquel Trajber, doutora em Antropologia, que vai abordar o tema ‘Panorama das Com-Vida no Brasil’. Solange Rocha fará apresentação do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). Já o técnico da coordenação de Educação Ambiental da SEC, Fábio Barbosa, apresentará o panorama das Com-Vida na Bahia, enfatizando a situação atual e perspectivas futuras.

Participarão do evento 250 pessoas, entre professores, alunos, técnicos, gestores das Diretorias Regionais (Direc) e representantes da Universidade Federal da Bahia. A programação consta de palestras, oficinas temáticas (ecobrinquedos, ‘puffs’ com garrafa PET, reaproveitamento de resíduos e tintas naturais, entre outras), além de feira de trocas solidárias – a programação completa está disponível no Portal da Educação.

Juventude em ação

O projeto Juventude em Ação nasceu com o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e elaboração da Agenda 21, no âmbito das unidades escolares da rede estadual de ensino. “Para isso, viabilizamos ações de mobilização, articulação e organização da comunidade escolar, promovendo, em particular, o protagonismo juvenil em consonância com as políticas públicas estaduais”, informou a coordenadora de Educação Ambiental da SEC, Solange Rocha.

Ação pioneira no Estado, o projeto é derivado de uma proposta capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC), via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), que acatou a deliberação da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 2003, quando foi pontuada a necessidade da criação de Com-Vida nas escolas.