A partir desta segunda-feira (9), a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia as inscrições para o programa Todos pela Alfabetização (Topa) em seis pontos estratégicos dos bairros Calabar e Alto das Pombas. A Associação Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar já assinou o termo de adesão ao Topa e está fazendo um trabalho de mobilização junto às famílias para que participem do programa. As matrículas serão realizadas até o dia 30 deste mês. Os interessados devem comparecer aos seis postos munidos de CPF e comprovante de endereço.

“Temos muita gente analfabeta aqui precisando dessa política pública de inclusão. Com esse programa, estamos estimulando que eles prossigam com os estudos, independentemente da idade”, constata Lindalva dos Reis Amorim, moradora do Calabar há 35 anos e presidente da Associação dos Educadores de Escolas Comunitárias da Bahia. Antes mesmo das inscrições começarem, a comunidade já tem demonstrado interesse pelo programa, que já alfabetizou quase um milhão de baianos. “Está todo mundo querendo mais informações”.

Professora da Escola Aberta do Calabar, Elisabete França dos Santos também aprova a iniciativa. “É importante porque temos muitas pessoas ociosas e, mesmo havendo escolas próximas, elas se sentem constrangidas. Aqui será mais fácil serem alfabetizadas junto de pessoas da própria comunidade. Temos muita gente esperando por esta oportunidade”.

Educação de Jovens e Adultos

O Topa é mais uma ação afirmativa que o Governo da Bahia vem desenvolvendo na região. Na área de Educação, serão realizados cursos preparatórios para Educação de Jovens e Adultos voltados para quem ainda não concluiu a escolarização.

Os cursos são destinados à certificação da Educação Básica por meio dos exames Comissão Permanente de Avaliação (CPA), Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições para os cursos preparatórios também estão abertas a partir desta segunda nos mesmos locais de inscrições para o Topa.

Programa em números

De 2007 até agora, o programa Todos pela Alfabetização já beneficiou 936 mil pessoas no Estado graças à parceria com as prefeituras e entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.

Postos de matrícula

1 – Rua Nova do Calabar, nº 95, Camarão (próximo à entrada do bairro por Ondina, no local onde funciona o Núcleo de Direitos Humanos)

2 – Praça 11 de Maio, nº 67 (no local onde funciona a Escola Aberta do Calabar e a Biblioteca Comunitária)

3 – Travessa 28 de Setembro (saída da Baixa do Bispo para o Alto das Pombas)

4 – Rua Ranulfo de Oliveira (saída do Calabar)

5 – Conjunto Habitacional Alaíde Ribeiro (Baixa do Bispo)

6 – Rua Benício Ramos