Mais de 16,5 mil professores da rede estadual de ensino baiana farão, neste domingo (29), o exame da Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) 2010. A prova acontecerá, às 13h, em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Os participantes podem consultar o local de realização da prova no site do Cespe – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos. Para fazer a busca, é preciso informar CPF e senha de acesso aos dados pessoais. Quem tiver dificuldade, pode entrar em contato com o Cespe pelo e-mail sacsec_ba@cespe.unb.

Os docentes terão quatro horas para fazer a prova. Eles devem comparecer ao local, com antecedência mínima de uma hora, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição (que deve ser impresso do site) e documento de identidade original. Não será permitido uso de lápis, lapiseira, grafite e/ou borracha durante o exame.

Valorização
A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do Governo do Estado. Além de possibilitar ao professor avanço horizontal na carreira e aumento salarial de até 15%, o instrumento gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino, nas escolas da rede estadual, e ainda ajuda os professores no seu desenvolvimento. São ofertadas três mil vagas para promoção na carreira distribuídas, proporcionalmente, ao número de inscritos nas 16 disciplinas.

Duas etapas
De acordo com informações da SEC, a Avaliação Individual representa a primeira etapa da Avaliação Docente, que consiste da aplicação da prova de caráter eliminatório e classificatório, contendo 45 questões objetivas e discursivas de conhecimentos específicos e pedagógicos. A segunda etapa é a Avaliação Institucional, que considera o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem indicador de desempenho igual a 60 pontos.