Da última sexta-feira (6) a domingo (8), a Bahia recebeu os melhores surfistas amadores do Brasil, que se reuniram na praia de Jaguaribe, em Salvador, para a realização da segunda etapa do Circuito Billabong Brasileiro de Surf. O evento foi realizado com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo, a Bahia está passando por um momento significativo na modalidade. “São sete baianos na elite do surf nacional, e Danilo Couto está tendo um grande destaque. Ele foi campeão do ‘Oscar’ das ondas grandes”.

O evento contou com grandes promessas, a exemplo do bicampeão baiano Wallace Júnior, que, com apenas 13 anos, garantiu presença na semifinal na sua categoria. “Meu grande sonho é ser campeão mundial e este evento aqui na minha terra é uma forma de alcançar meu objetivo, pois estou trocando conhecimentos e experiências com surfistas de todo o Brasil”.

As provas foram disputadas nas categorias Open, Open Feminino, Iniciantes Mirim Júnior e Júnior Feminino.

O presidente da Federação Baiana de Surf, Armando Daltro, declarou que este evento é muito importante para o surf amador do Brasil, “pois reúne mais de 12 estados, e a Bahia vem colhendo os frutos. É uma oportunidade para os atletas terem uma visão melhor do nível nacional. Além de servir como seletiva para eventos internacionais, daqui sai também a base para a Seleção Brasileira”.