Durante quatro dias Salvador será sede mundial da II Copa do Mundo de Judô por Equipes. A abertura do evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, foi nesta terça-feira (10), no Ginásio de Esportes do Sesc- Aquidabã, local onde também acontecem as lutas.

As primeiras disputas acontecem nesta quarta-feira (11), a partir das 16h. Na quinta (12) e sexta-feira (13) será realizada a fase classificatória. As semifinais e as finais acontecem neste sábado (14), último dia do evento. A entrada ao público é franca. Esta é a segunda vez consecutiva que a capital baiana sedia as semifinais e finais da Copa do Mundo de Judô por Equipes.

Participam da Copa de Judô sete seleções: Brasil, Japão, Coréia do Sul, Argentina, Portugal, Cuba e Tunísia. Nesta competição, que abre o Brazil Judo World Tour, circuito de torneios internacionais no país, a Seleção Brasileira terá 14 judocas, dentre eles Tiago Camilo (90kg), Hugo Pessanha (90kg), Leandro Cunha (66kg) e Bruno Mendonça (73kg). Os outros destaques são: Luz Revite (66kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Nacif Elias (81kg), Felipe Costa (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Bruno Ferreira (90kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).

O judoca Walter Santos, categoria mais de 100 quilos, afirma estar ansioso pelo inicio da competição. Ele ressaltou a importância de a Bahia sediar um evento internacional. “A expectativa é muito boa porque é uma competição que traz equipes de vários países como Japão e Coréia, considerados os melhores no esporte. Esse campeonato traz também visibilidade para o esporte no Nordeste, onde ainda é pouco praticado”, disse.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França afirmou que a seleção brasileira tem mostrado bons resultados no esporte durante competições nacionais e internacionais. Por isso, acredita no bom desempenho do país durante a Copa do Mundo de Judô por Equipes. “Estamos passando por diversos circuitos de eventos internacionais e tenho certeza que vamos ter bons resultados nesta copa, porque estamos nos esforçando para isso”, enfatizou.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setres), Nilton Vasconcelos, o apoio do Governo do Estado à competição se deu em relação ao deslocamento das delegações, hospedagens e alimentação. Estima-se que mais de três mil pessoas assistam ao campeonato que começa nesta quarta-feira (11). Entre o público estarão crianças de escolinhas de judô e de escolas públicas do ensino fundamental dos bairros mais carentes da capital baiana.