O golpe máximo do judô, aquele em que o adversário cai de costas com os dois ombros no chão, encerrando a luta, foi determinante nas primeiras vitórias dos judocas que participam da II Copa do Mundo por Equipes. A competição começou na quarta-feira (11) e termina na noite de sábado (14), no ginásio de esportes do Sesc-Aquidabã, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador.

Considerado o nocaute do judô, o ippon ocorreu em 10 das 24 lutas realizadas na quarta-feira. Cinco judocas brasileiros derrotaram os seus adversários com este golpe máximo: Marcelo Contini, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Bruno Cunha e David Moura. Os japoneses Asano, Kanaoka,Tezuka e Mamose também venceram desta maneira. Porém, o cubano Oscar Brayson foi o grande destaque, derrotando seus dois oponentes.

Consagradora
Entretanto, a vitória consagradora da tarde/noite da quarta (11) foi do alagoano Bruno Cunha, de apenas 20 anos, que fez a sua estreia na seleção principal derrotando o português Tiago Rodrigues. “Ano passado eu vi essa competição pela TV. Agora eu estou aqui, começando a minha carreira na equipe principal e vencendo o meu adversário por ippon. Realmente, a ficha ainda não caiu. Estou muito feliz”.

Atleta do Flamengo do Rio de Janeiro e único nordestino da Seleção Brasileira de Judô, Bruno Cunha já traçou a sua meta. “Quero ser o titular nas Olimpíadas Rio 2016, quando estarei mais amadurecido no esporte”. Seus próximos voos no tatame serão no Grand Slam do Rio, dias 17 e 18 de junho, e, posteriormente, nos torneios que serão realizados na Venezuela e em El Salvador.

Até sexta-feira (13) está sendo disputada a fase classificatória. As semifinais serão no sábado, a partir das 9h, enquanto as finais, também no sábado, começam a partir das 20h. A festa de premiação dos vencedores será logo em seguida, com a presença de autoridades.