A equipe de Cuba venceu a segunda edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, encerrada na noite deste sábado (14) no SESC Aquidabã, em Salvador. Pelo placar de 3×2, os cubanos bateram os japoneses na final e levaram a medalha de ouro. A equipe do Brasil ficou com o terceiro lugar depois de perder a semifinal para o Japão e derrotar os coreanos na disputa pelo bronze.

Durante a disputa da Copa do Mundo foi anunciado que em 2012, Salvador vai sediar o Campeonato Mundial de Judô, a mais importante competição do esporte depois da Olimpíada. “Serão 32 países participando da disputa, que vai fazer de Salvador o centro do Judô mundial. Isso é muito bom para o Brasil e para os baianos”, destacou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França.

Já o secretário do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, afirmou que com o anúncio a Bahia se consolida como um dos principais destinos de competições internacionais no Brasil. “Depois de receber as duas Copas, vamos ser a sede do Campeonato Mundial, que também era disputado por cidades importantes como Paris e Londres”.

Segundo ele, o Governo do Estado está empenhado em incentivar a prática esportiva e divulgar o nome da Bahia por meio do esporte. “Este é um dos nossos objetivos, colocar o estado no cenário esportivo mundial e dar aos baianos a oportunidade de assistir e participar desses eventos. É uma forma também de estimular a prática esportiva entre os jovens”.

Golpe perfeito
A vitória dos brasileiros sobre os coreanos, na decisão do terceiro lugar, foi emocionante e fez a plateia de mais de mil pessoas vibrarem com o resultado. Depois de perder as duas primeiras lutas, o Brasil conseguiu equilibrar a disputa e virou o placar no último combate com um Ippon, “o golpe perfeito”, aplicado por Charles Chibana em Lee J.

Segundo Chibana, o trabalho da comissão técnica fez a diferença. “Eu fui para a luta preparado, meu técnico passou as características dele e me orientou bem, os coreanos são muito bons, mas conseguimos superar e vencer no fim, valeu a festa da torcida baiana”.

Esta é a segunda vez que a Copa do Mundo de Judô por Equipes é realizada na Bahia com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Este ano 70 atletas de sete países participaram das lutas, que atraíram um público de mais de três mil pessoas.