Brasília – O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, participam nesta terça-feira (24), às 16h, de reunião no gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com os demais governadores do Nordeste, para discutir a proposta de reforma tributária do governo. Esta é a segunda reunião sobre o tema realizada por Mantega.

O índice usado nos contratos de renegociação das dívidas firmados em 1997 entre estados e União foi o IG, transformado mais tarde em IGP-DI. Os governadores pleiteiam algo próximo ou menor que a taxa Selic, hoje em torno de 12% ao ano.

“Se vale para instituições privadas, por que não para os governos dos estados? Por que os estados têm que ser sacrificados a pagar mais que todo o mercado financeiro está pagando? O IGP-DI onera desproporcionalmente as dívidas dos estados, repactuadas em 1997”, declarou o governador da Bahia.

Após o encontro com Mantega e os governadores do Nordeste, Wagner vai estar com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e à noite retorna a Salvador.