O representante da Associação do Pequeno Produtor Rural do Vale do Água Fria, do município de Itanhém, Adelino Lopes, foi um do 305 participantes da plenária do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 realizada em Eunápolis, a 671 quilômetros de Salvador, no extremo sul do estado, que reuniu representantes dos 21 municípios do Território do Extremo Sul.

Também compareceram ao encontro, no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetep), representantes de sindicatos, associações comunitárias, cooperativas, Diretorias Regionais de Educação (Direc), prefeituras e da sociedade civil

“Essa é a forma do pequeno produtor demonstrar interesse no desenvolvimento social da região. Queremos sair daqui com propostas boas, que possam beneficiar as comunidades de Itanhém e de todo o Território”, disse Lopes.

Participaram ainda da plenária os secretários estaduais de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, e do Planejamento, Zezéu Ribeiro. Brito enfatizou a intenção do governo em promover a melhoria, manutenção e conservação das estradas do extremo sul. “Tenho certeza que teremos bons rendimentos nessas discussões e apresentaremos avanços nas propostas”.

O secretário Zezéu Ribeiro tem a expectativa de que “a população, na suas mais diversas formas de organização, possa agregar as suas demandas a este processo com participação”. Ele lembrou o processo de divisão do território, aprovado na quarta-feira (4), na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), afirmando que a visão da Seplan foi de absorver a identidade efetiva da região, que se divide em duas, remanescentes da oitava e nona regiões administrativas”.

Integram o Território do Extremo Sul os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itapebi, Itagimirim, Santa Cruz de Cabrália e Itabela. Os oito últimos municípios deverão integrar o novo Território de Identidade, que vem sendo chamado, inicialmente, de Costa do Descobrimento.

Desenvolvimento

O coordenador do Território do Extremo Sul, Pedro dos Anjos, ressaltou que a região “nunca passou por um momento desses em outros governos”. O representante do Conselho de Acompanhamento do PPA, Reinaldo Vieira, parabenizou a presença expressiva dos representantes da região.

Já o representante do Sindicato dos Trabalhadores de Itagimirim, Valmir Alves de Oliveira, espera que a partir do PPA Participativo possam acontecer mudanças importantes nos municípios do território. O vice-presidente da Associação de Lajedo Bonito, no município de Guaratinga, do Assentamento de Lajedo Bonito, Almir da Silva, lembrou que as comunidades precisam de projetos como a implantação de unidades de beneficiamento de café, de incremento à agricultura local e de atividades, a exemplo da criação de suínos e galinha, além do desenvolvimento do turismo.

Segundo a gerente do Escritório Regional da CAR, no município de Itabuna, Anorina Lima, a Sedir, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vem atuando no território com obras e projetos nos 21 municípios do extremo sul. Ele informou sobre os 41 convênios firmados em plena execução.

As obras contemplam comunidades indígenas, com projetos de mecanização agrícola e ovinocultura, implantação de sistemas de abastecimento de água, avicultura, entrepostos de mel e sanitários domiciliares, em Eunápolis, destinadas a combater a pobreza na zona rural. A CAR atua em 407 municípios baianos, com programas de Combate à Pobreza Rural como o Produzir, o Gente de Valor e outros voltados às comunidades indígenas e quilombolas.

Publicada às 14h20
Atualizada às 19h45