A última plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-2015 acontece em Salvador, neste sábado (28), na Escola Parque (Caixa D’Água), das 8h às 17h, quando vão ser definidas as propostas do Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador. O encontro encerra a série de consultas públicas iniciadas, em Feira de Santana, no dia 5 de abril. Nesse período, o governo ouviu as necessidades, problemas e sugestões dos 26 Territórios de Identidade do estado, que serão inseridas no PPA.

Os representantes da RMS debaterão assuntos relacionados à saúde, educação, agropecuária, inclusão social, meio ambiente e infraestrutura. Esses foram os eixos temáticos que nortearam as discussões em todos os territórios. Na RMS, a diferença ficará por conta do foco mais urbano dos debates – em outras plenárias prevaleceram questões de natureza agrária.

A expectativa é de que mais de 400 pessoas compareçam ao encerramento, público acima da média geral de 200 pessoas das consultas anteriores. Antes da plenária, os moradores foram ouvidos para identificar as prioridades da região. Agora, as propostas serão discutidas, complementadas e, por fim, indicadas para o Plano Plurianual (PPA) do governo.

O PPA é elaborado pelo Estado e tem a duração de quatro anos. O planejamento define as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais. Por meio desse instrumento, são estabelecidas as prioridades e a melhor forma de utilização dos recursos públicos.

Já o Plano Plurianual Participativo foi criado pelo governo baiano como estratégia para apresentar à sociedade suas diretrizes e ouvir, da população, quais são suas necessidades, problemas e sugestões.