A penúltima plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-2015, realizada nesta quinta-feira (26), discutiu propostas para o Território de Identidade do Recôncavo. Estiveram presentes na consulta pública, que aconteceu no Colégio Estadual Alberto Torres, em Cruz das Almas, os secretários Zezéu Ribeiro (Planejamento), Elias Sampaio (Promoção da Igualdade Racial) e Eva Chiavon (Casa Civil).

No sábado (28), acontecerá a última plenária da série iniciada no dia 5 de abril, em Feira de Santana, contemplando os municípios do Portal do Sertão. O local do encontro é a Escola Parque, Caixa D’Água, na capital baiana, que integra o Território da Região Metropolitana de Salvador.

Em Cruz das Almas, mais de 200 pessoas participaram do encontro. Desde o início dos debates, representantes da região demonstraram que suas principais necessidades são relacionadas aos setores da saúde e educação. O território é composto por 20 municípios, entre os quais Maragogipe, Santo Amaro, Cachoeira e Cruz das Almas,

Para a dentista Deise Barbosa, 33 anos, residente em São Felipe, o foco na área da saúde deve ser as políticas transversais voltadas para educação no trânsito, diante do grande número de acidentes nas estradas que cortam o Recôncavo. A ampliação do Samu 192 e da unidade de urgência e emergência, além da criação de políticas de combate às drogas, são outras demandas. “O território teve muitas melhorias na área, nos últimos quatro anos. Porém é preciso fortalecer ainda mais a gestão da saúde. Acho que esta é a hora de propormos ações ao governo”, afirmou a dentista.

Educação é outra preocupação. A jornalista Daiane Dória, integrante do Eixo da Educação, acredita que a implantação de mais uma universidade atenderia a demanda dos estudantes da região. “Devemos seguir o exemplo de 2007, quando a população reivindicou uma universidade no Recôncavo e conseguimos ver isto concretizado. Uma universidade, ou ampliação dos campi, seria o ideal”.

Realizações

Segundo o presidente da Associação dos Prefeitos do Recôncavo e gestor de Maragogipe, Silvio Ataliba, a participação da sociedade tem dado resultados positivos no território. De acordo com ele, o PPA Participativo 2008-2011 beneficiou a região em vários setores. Um exemplo é a reativação do canteiro de São Roque do Paraguaçu, e, outro, a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que geram emprego e renda. Ele também destacou as obras de saneamento básico realizadas pela Embasa.

“Grande parte do que foi discutido em 2007, no Recôncavo, o governo atendeu. Muitas fases foram superadas aqui. Agora é o momento de reivindicarmos outras ações. Com certeza, ao longo da execução do Plano Plurianual, vamos alcançar nossos objetivos para o território”, enfatizou o prefeito Silvio Ataliba.

O secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, afirmou que em todas as plenárias a população demonstrou total interesse em propor melhorias para seu território. “Temos em mãos uma visão da sociedade a respeito da intervenção do Estado. Um diagnóstico feito por essas comunidades e as contribuições de diversos segmentos”.

Publicada às 13h25
Atualizada às 18h10