Principal executora do Programa Água para Todos, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) opera atualmente em 361 municípios e atende 828 localidades urbanas e rurais com sistema de saneamento e 83 com esgotamento sanitário. Com a missão de garantir o acesso a estes serviços, em cooperação com os municípios, o trabalho desenvolvido pela Embasa ao longo dos últimos 40 anos foi reconhecido e destacado nesta quinta-feira (12), pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que promoveu uma sessão especial para comemorar os resultados alcançados pela empresa.

Segundo o diretor-presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, o êxito do programa na Bahia, que até abril deste ano atendeu mais de 11 milhões de baianos, fez com que o governo federal adotasse um projeto nacional dentro da sua principal diretriz, que é o combate à pobreza extrema. “Para realizar uma política desta é necessário trabalhar efetivamente a questão do saneamento básico”. Oliveira lembrou que o maior desafio, em médio prazo, é a Embasa estar entre as três empresas que mais universalizaram o acesso à água potável no país.

Abelardo ressaltou ainda que, por meio do programa, foram realizadas 397 ações em 276 municípios, sendo 299 de abastecimento de água e 98 de esgotamento e repassados, basicamente, pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil (PAC) cerca de R$ 3,4 bilhões, através da Caixa Econômica Federal. Ele assegurou que a perspectiva é atingir, no segundo semestre deste ano, R$ 4,3 bilhões em investimos no estado.

Investimentos
Somente em Salvador estão sendo investidos R$ 850 milhões, a maior parte em esgotamento sanitário, R$ 622 milhões, e R$ 228 milhões em abastecimento. O sistema de disposição oceânica, conhecido como Emissário Submarino da Boca do Rio, é a obra mais importante da capital que já está em pré-operação. “Devemos inaugurar o novo emissário ainda este mês, como parte integrante da data comemorativa dos 40 anos da empresa”, revela o gestor da Embasa.

Para o secretário da Comunicação (Secom), Robinson Almeida, os dogmas antes estabelecidos de que o setor público não funciona estão sendo substituídos por uma nova realidade. “A exemplo da Embasa, que deu um salto em sua capacidade de investimento e de melhorar a vida do povo baiano”. Ele também lembrou que índice de cobertura do abastecimento de água aumenta substancialmente. “Anteriormente, 70% da população que vive na zona rural eram excluídos desse bem básico. Isso está sendo modificado graças a uma empresa pública”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, afirmou que a Embasa desfruta de prestígio entre as empresas de saneamento. “Estamos hoje entre as três melhores e maiores empresas do ramo”, disse Monteiro. Ele lembrou que o saneamento é um dos pilares de desenvolvimento urbano, juntamente com habitação e a gestão territorial e mobilidade urbana. “E nesses últimos quatro anos, principalmente em 2009 e 2010, a Embasa teve os seus melhores momentos”.