Nesta quinta (5) e na sexta-feira (6), gestores de 33 municípios baianos que compõem o Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial estarão reunidos com representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), no Hotel Vila Mar, em Salvador, a fim de avaliar e planejar as próximas ações voltadas para a implementação da política de igualdade racial em suas cidades.

O evento é uma iniciativa da Sepromi, que coordena o fórum, e tem como uma de suas ações estratégicas promover a municipalização das políticas de promoção da igualdade racial na Bahia, de acordo com os planos nacional e estadual dessa política de forma integrada com os municípios.

Esta é a sétima edição do encontro de gestores do fórum estadual, que foi criado em 2007, com a participação de 14 municípios. Em quatro anos, já conta com a adesão de 33 municípios, distribuídos na maioria dos territórios de identidade da Bahia.

Além de avaliar os avanços e os desafios para a implementação da política de promoção da igualdade no âmbito municipal, o encontro pretende fomentar a troca de experiências entre os gestores, a fim de potencializar as ações futuras do fórum e da política de promoção da igualdade racial no estado. Durante o encontro, será apresentada a proposta de municipalização das políticas de promoção de igualdade racial, a partir da criação de um sistema nacional.