Cerca de 400 frentistas de Salvador estão participando de um programa especial de qualificação para o abastecimento de automóveis com o Gás Natural Veicular (GNV). A atividade continua, até o fim do mês, e é resultado da parceria entre a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Bahia (Sindicombustíveis) e o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba).

As inscrições são feitas pelos postos que selecionam, entre seus trabalhadores, os que irão fazer a capacitação. A partir de junho, a Bahiagás pretende expandir o treinamento a 11 das cidades onde a companhia distribui o GNV – Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Catu, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Itabuna.

O curso tem duração de oito horas e possibilita amplo entendimento a respeito do funcionamento do veículo com o GNV. Entre as principais orientações consta a solicitação para que os ocupantes do veículo saiam do carro no momento do abastecimento, além da observação quanto à certificação dos cilindros do combustível emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).