Os mototaxistas de Camaçari não vão pagar pedágio no Sistema BA-093. O anunciou foi feito, nesta sexta-feira (6), pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), durante sessão especial realizada para discutir o assunto na Assembleia Legislativa. Segundo o chefe de gabinete do órgão, Marcos Cavalcanti, a decisão, que atende a um pleito da categoria, só depende agora de uma regulamentação por parte da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em conjunto com a Prefeitura de Camaçari, para começar a vigorar.

A sessão proposta pelo deputado Luizinho Sobral lotou o plenário da Assembleia Legislativa e reuniu ainda vereadores da região atendida pela BA-093 e representantes dos movimentos Pedágio Livre e Diga Não ao Pedágio, e de outras comunidades.

Cavalcanti afirmou que a Seinfra está realizando estudos no sentido de reduzir a tarifa de pedágio da Estrada do Coco (BA-099), lembrando que a sociedade será ouvida por meio de audiência pública.

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, explicou que o papel do órgão é realizar a fiscalização e regulamentação dos serviços prestados pelas concessionárias. Observou que nenhuma praça de pedágio sob a fiscalização do órgão foi liberada sem a devida inspeção de técnicos da Agerba, do Derba e da Seinfra, para que houvesse inteira obediência ao contrato.

O superintendente de Engenharia e Operações da Bahia Norte – empresa concessionária do Sistema BA-093-, Francisco Mendes, apresentou um breve histórico da cobrança de pedágio em rodovias no mundo, citando que o sistema já é adotado em mais de 100 países. Ressaltou que as estradas que integram o Sistema BA-093 vão receber investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão nos próximos cinco anos.