Vinte internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB) começaram a ser capacitados, na segunda-feira (9), em construção civil nas funções de instalador de dutos elétricos, predial e residencial, instalador hidráulico, pedreiro assentador de tijolo, pedreiro assentador de revestimento de cerâmica e pintor de paredes. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH) e a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

As aulas serão alternadas, com conteúdos teóricos e práticos, e ministradas às segundas, quartas e quintas – feiras. Nos dois últimos dias, em período integral, com duração de 110 horas. Os internos terão direito ao certificado e a redução de um dia da pena a que foi condenado, conforme assegura a Lei de Execução Penal.

Segundo o diretor da unidade, Capitão Márcio Amorim de Marcelo, o objetivo dessas capacitações é minimizar os malefícios do cárcere e trazer um novo contato social para os internos. O professor Márcio Azevedo explica que construção civil é uma área em expansão e necessita aumento de mão de obra. “Espero ser uma ponte para que eles consigam uma colocação lá fora”.