A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança na nesta quinta-feira (5), às 8h30, o relatório ‘Juventude e Trabalho: a inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000’. Trata-se do primeiro documento de análise estrutural desenvolvido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, que está funcionando, desde setembro de 2010, e resultou de convênio entre a Setre e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O lançamento acontece no auditório do Colégio Dom Bosco, na Avenida Paralela, durante o 2º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O evento será aberto na quarta (4), com a participação do secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa. Porém na terça (3), os participantes receberão informes sobre as atividades, além de orientação referente à hospedagem.

Promovido pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenação Estadual de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre os programas de governo para o segmento, fortalecendo os canais de diálogo entre o Cejuve, conselhos municipais, Coordenação Estadual e gestores municipais de juventude.

A ideia principal é que o evento sirva como ponto de partida para a construção das etapas municipais e territoriais, que antecedem o 2° ciclo de Conferências Estaduais e Nacionais a serem realizadas este ano. A programação consta de debates sobre as conferências, políticas e programas dos governos (estadual e federal), construção e fortalecimento de conselhos, realidade da juventude no mundo do trabalho, entre outros assuntos. Participarão do encontro municípios que possuem ou não conselho de juventude.