O Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), desenvolvido pela Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), e o OuvidorSUS, sistema nacional de ouvidoria do Ministério da Saúde, passaram a ser integrados nesta sexta-feira (13). O lançamento da integração aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

A Bahia é o primeiro estado do Brasil a implementar esta integração, que vai agilizar a resposta para o cidadão e fornecer dados mais confiáveis da área de saúde. O TAG já é utilizado pelos estados de Minas Gerais, Alagoas e Espírito Santo, que também vão ser beneficiados pela integração, o que leva a ação a se tornar modelo para implantação no resto do país.

A partir da integração, os sistemas vão se comunicar e a tramitação de uma manifestação será feita de forma automática, do TAG para o OuvidorSUS, e vice-versa. A mudança vai facilitar o trabalho dos ouvidores, uma vez que o encaminhamento não será mais manual.

O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS/Ministério da Saúde, Luís Carlos Bolzan, disse que uma das funções da ouvidoria é fornecer ao gestor informações para a elaboração de programas pontuais e políticas públicas. Segundo ele, é por isso que o ministério está solicitando da ouvidoria uma postura ativa de busca às principais demandas da população, e a integração com o TAG vai fortalecer este processo.

“Teremos um acesso maior às demandas e ofereceremos aos gestores do SUS as informações para que eles possam tomar melhor as suas decisões”, afirmou Bolzan. Além disso, para ele, a integração permite agilidade no processo de transformação dos dados em informação. “Podemos atender mais rapidamente. É uma forma de agilizar o atendimento e apresentar soluções”.

Respostas rápidas e eficientes

A OGE recebe hoje, de acordo com o ouvidor-geral Jonas Carvalho, mais de seis mil ligações por mês e tem apresentado respostas rápidas e eficientes. “Quando o cidadão que utiliza um serviço do Estado não é bem atendido, ou percebe que o atendimento pode melhorar, faz a reclamação e vamos buscar a razão e dar a resposta. Se ele estiver certo, vamos adequar o que está errado. Se o procedimento for aquele mesmo, vamos esclarecer para o reclamante que está tudo dentro do previsto”.

O chefe-de-gabinete da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Washington Couto, citou como exemplo de melhora no atendimento a partir da ouvidoria a ampliação do elenco de medicamentos incluídos no fornecimento gratuito. “Até pessoas que não fizeram uso da ouvidoria se beneficiam pelos resultados da iniciativa daqueles que cumpriram seu papel de cidadão e acessaram o serviço”.

Este ano, já foram registrados na Ouvidoria Geral do Estado 23.899 acessos, sendo que 401 eram sobre a área de saúde. Do total de registros, 85% já estão solucionados e o restante está em andamento, com o reclamante já contatado.

Os ouvidores de saúde atuam em hospitais, Sesab, diretorias regionais (Dires) e demais unidades. O usuário também pode acessar a Ouvidoria Geral do Estado por meio do 0800-284-0011, do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo SAC Móvel ou, presencialmente, em todas as regiões do estado.