Cerca de 60 representantes comunitários participaram da primeira audiência pública do Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta terça-feira (31), na igreja do Ibaj, em Paripe. O evento, organizado pela Ouvidoria Popular do Subúrbio, reuniu ouvidorias estaduais, municipais e do Poder Judiciário para dialogar com a população sobre as alternativas para a região.

O presidente da Câmara Distrital do Subúrbio, Altino Arantes, disse que a audiência foi uma oportunidade dos cidadãos dialogarem diretamente com os órgãos públicos. "Acredito que após essa audiência boa parte dos nossos anseios será atendida, pois o Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça, por meio de suas respectivas ouvidorias, tomaram conhecimento das necessidades do Subúrbio", disse Marli Brandão, moradora de Paripe.

O ouvidor do Subúrbio, Marcos Reis, disse que os poderes públicos precisam estar cada vez mais próximos do cidadão. "O evento foi muito importante, pois as ouvidorias estaduais e municipais saíram dos seus gabinetes e vieram conhecer as necessidades dos moradores da região. Foi uma aula de cidadania".

Segundo o coordenador da Rede de Ouvidorias e Projetos da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), José Weber, a OGE tem feito um trabalho pioneiro no Brasil ao fomentar a criação de ouvidorias populares nos bairros. "Assim como a Ouvidoria Popular do Subúrbio, temos parceria com a Ouvidoria Popular de Cajazeiras, por entendermos que, cada vez mais, precisamos ampliar o diálogo com os cidadãos e a parceria com as comunidades”.

Segundo Weber, as manifestações de competência do Governo do Estado já foram encaminhadas às respectivas secretarias para as soluções necessárias. Aumento da ronda escolar no Subúrbio, políticas públicas para a juventude, cursos profissionalizantes e ampliação da rede esgoto ligada a um emissário submarino são as principais demandas em relação aos serviços públicos estaduais.