A Bahia Pesca, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, nesta semana, em Salvador, um Encontro de Negócios, no restaurante Grande Sertão, com representantes de 20 associações de piscicultores de municípios do interior do estado. O evento integrou as atividades do II Festival da Tilápia, que continua até segunda-feira (9) e tem o objetivo de intensificar a inserção da Aquicultura Familiar (criação de peixes) no mundo gastronômico.

Segundo o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, Salvador é a cidade que mais consome pescados no Brasil. De acordo com ele, a produção no estado aumentou 55%, nos últimos dois anos, e a empresa -vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado – contribuiu muito para esse crescimento. Albagli enfatizou ainda que a empresa continuará colaborando para a ampliação das atividades do setor, além de aproximar os produtores do mercado consumidor.

O superintendente do Sebrae, Edval Passos, falou sobre o desafio de se abrir o mercado consumidor para os produtores da Agricultura Familiar. Já o presidente executivo da Abrasel, Luiz Henrique Amaral, colocou a entidade à disposição dos pescadores, pois entende que eles geram emprego e renda nos seus municípios. Mas destacou “ser preciso profissionalismo para a conquista do mercado.”

Para o presidente da Associação dos Usuários de Água da Barragem do Rio Itapicuru, Osvaldo de Araújo, “estas ações são muito importantes porque eliminam o atravessador.” A presidente da Associação de Pescadores de Marcionílio Souza, Mary Aline Geabastine Veleiro, concordou e acrescentou que o evento foi um incentivo para maior organização na busca do contato direto com o mercado. Ela diz que o atravessador “acaba ficando com grande parte do nosso dinheirinho”.

Cozinha Show

O II Festival da Tilápia consta de várias atividades, a exemplo da Cozinha Show instalada ao lado da sede da Colônia Z-1na Rua Guedes Cabral, número 1, Rio Vermelho. Até este sábado (7), são oferecidos gratuitamente, no local, cursos de gastronomia e degustação de uma variedade de pratos preparados com carne de tilápia.