O sindicalista Adilson de Araújo é o novo presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (CETPTR). A solenidade de posse foi realizada, na manhã desta sexta-feira (27), na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), no Centro Administrativo da Bahia. Ele substitui o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, dando continuidade ao sistema rodízio na presidência do Conselho, formado igualitariamente por representação do governo, trabalhadores e empregadores.

Adilson, que é presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), também integra o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente, é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) e preside o Conselho Estadual de Trabalho e Renda da Bahia (Ceter-BA).

No rápido balanço que fez da sua gestão, o secretário Nilton Vasconcelos destacou como positivo, a implantação do Observatório do Trabalho da Bahia, uma proposta aprovada pelo próprio Conselho. Durante a solenidade, foram apresentados estudos e serviços realizados pelo Observatório, o planejamento para a III Conferência Estadual do Trabalho Decente, prevista para os dias 22 e 23 de setembro, e o Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq).

O CETPTR, que tem a secretaria executiva vinculada à Setre, foi criado em 1995, com a finalidade de promover e fiscalizar ações para a geração de trabalho e renda. Os 18 conselheiros titulares, com os seus respectivos suplentes, são distribuídos de forma igualitária pelas três bancadas. Cada integrante tem o mandato de três anos. Atualmente, dos 417 municípios baianos, 324 têm Comissões Municipais de Emprego (CME) homologadas. A primeira reunião ordinária da nova gestão está agendada para o dia 16 de junho, às 8h30, na Setre.