Empresários e representantes da Província Chongqing, na China, se reuniram, nesta quarta-feira (11), no auditório da Desenbahia, com membros das secretarias estaduais da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), com o objetivo de discutir investimentos em diversos segmentos da indústria e do agronegócio.

A visita é resultado da missão empresarial Brasil – China, realizada em abril deste ano, pela presidente da República, Dilma Rousseff, com a presença do governador Jaques Wagner, único gestor estadual convidado a integrar a comitiva. Na ocasião, o governador assinou protocolo de intenções com a empresa Chongqing Red Dragonfly Oil Co. para investimento inicial de R$ 300 milhões na implantação de um parque industrial de esmagamento de soja e produção de derivados, no município de Barreiras, no oeste baiano, que vai gerar 300 empregos diretos.

Os chineses se reuniram com o chefe de gabinete e secretário em exercício da Agricultura, Jairo Carneiro, o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Jairo Vaz, e assessores da SICM. Segundo Vaz, os investimentos dos empresários de Chongqing na Bahia devem chegar a R$ 4 bilhões, e as áreas que mais interessam ao grupo são agronegócios, portos, ferrovias, alimentos, mineração e comércio.

“Eles vieram à Bahia para sacramentar o protocolo que foi feito durante a visita do governador à China no segmento da soja. E, agora, demonstram interesse no porto sul, na Ferrovia Oeste-Leste e na área de mineração, além de outros projetos agropecuários, entre eles, a avicultura para exportação direta à China”, explicou o superintendente.