Uma missão da região da Lombardia, Itália, virá à Bahia no segundo semestre deste ano para prospectar negócios no estado. Esse é um dos primeiros resultados positivos dos encontros bilaterais mantidos pela comitiva baiana liderada pelo governador Jaques Wagner ao país. E já na próxima semana, representantes de uma empresa especializada em beneficiamento de mármores e granitos chegam para escolher um terreno adequado para a implantação de um empreendimento.

Os frutos também serão colhidos na área de ciência e tecnologia. Diretores do Quilômetro Vermelho, importante parque tecnológico privado nos arredores da cidade de Bérgamo, demonstraram interesse em estabelecer parcerias com o parque baiano, ora em construção pelo governo do estado.

Outras parcerias possíveis são a implantação de hotéis de alto luxo integrados aos sítios culturais e históricos do estado, a produção de trilhos para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, e a chegada de empresas ligadas ao ramo náutico.

Quilômetro Vermelho

O Quilômetro Vermelho (Kilometro Rosso no original) é considerado um dos parques tecnológicos mais importantes da Itália, tendo como eixos estratégicos biomedicina e saúde; energia e meio ambiente; materiais cerâmicos, mecânica e mecatrônica; tecnologia da informação; e serviços de inovação. Abriga 40 empresas, entre elas a Brembo, fornecedora de autopeças para carros de Fórmula 1 e montadoras como Porsche, Ferrari e Aston Martin.