Os 707 profissionais do grupo ocupacional saúde, convocados no último dia 30, começaram o processo de contratação nesta quinta-feira (5). Os médicos, reguladores da assistência em saúde, médicos veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, sanitaristas e farmacêuticos – que estão se apresentando, no Centro de Convenções da Bahia, para entrega dos documentos necessários à contratação – se somarão aos aprovados no concurso de 2008, que já foram convocados, totalizando 2.648 novos servidores.

Os novos funcionários da Secretaria da Saúde (Sesab) atuarão em unidades do estado substituindo profissionais que hoje são contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Eles desenvolverão as atividades em unidades da capital, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi. A diretora de Administração de Recursos Humanos da Sesab, Rosa Ceci, explica que os profissionais terão um mês para cumprir as etapas da contratação, e depois começarão a trabalhar.

Segundo o diretor de Gestão da Rede Própria – Gestão Direta, José Walter Júnior, além da substituição dos profissionais contratados, por meio do Reda, haverá aumento no quadro de funcionários da rede Sesab, melhorando o serviço prestado à população. “Dispor de profissionais concursados faz com que tenhamos continuidade no atendimento”.

De acordo com Rosa Ceci, nos últimos anos, houve aumento considerável no preenchimento de postos de trabalho. O concurso realizado em 2008 previa o preenchimento de 909 vagas, porém o número foi ampliado em quase três vezes, viabilizando a substituição dos profissionais contratados via Reda – foram 525 profissionais de nível médio técnico, 1.537 médicos e 586 trabalhadores de categorias multiprofissionais em saúde.