A Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), descartou o diagnóstico de meningite como causa da morte de Luisy Maruja Gonzalez Blanco Ramos da Silva, 29, que estava detida desde o dia 5 deste mês na carceragem da 9ª Delegacia Territorial (DT), na Boca do Rio. A mulher morreu quinta-feira (26), no Centro Municipal de Saúde, no Marback, para onde foi encaminhada depois de uma crise de falta de ar.

O corpo de Luizy foi encaminhado no mesmo dia ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e durante necropsia no Instituto Médico Legal (IML) foi colhido material como sangue e líquor para exames no Laboratório Central (Lacen). O laudo com o resultado dos exames aponta que a “detecção de meningite foi negativa para Neisseria meningitidis, Haemóphillus influenzae, Steptrooccus pneuamoniae e Escherichia coli”.

Presa por estelionato na companhia da mãe e da irmã, Luizy chegou à carceragem da 9ª DT apresentando um quadro de debilidade física, resultado de uma pneumonia contraída anteriormente. Acusada de ter aplicado um golpe de R$ 10 mil contra uma pensão na Barra e enquadrada na Lei Maria da Penha por ter sido flagrada agredindo a própria avó, Luizy também dava mostras de estar deprimida, inclusive utilizava remédio controlado. Nos 20 dias de reclusão, ela foi encaminhada outras duas vezes para atendimento médico apresentando sempre dificuldade de respiração.

Transferência
Todas as 36 presas da carceragem da 9ª DT foram transferidas, na manhã desta sexta-feira (27), para o Presídio Feminino do Complexo Penitenciário da Mata Escura. A decisão foi tomada depois que Jucicleide Maria dos Santos, 25, transferida no dia 17 deste mês, da 9ª DT para Presídio Feminino, foi internada, no dia 24, no Hospital Couto Maia (HCM) com suspeita de meningite. O diagnóstico de meningite meningocócica do sorogrupo B foi confirmado e ela permanece em tratamento no HCM.

Por medida preventiva, todas as presas que tiveram contato com Jucicleide foram submetidas ao tratamento de quimioprofilaxia – inclusive Luisy. Apesar de não ser necessário, uma vez que não tiveram contato com a presa, remédios também foram disponibilizados para os servidores policiais que trabalham na 9ª DT, sendo opcional o seu uso.

Integrante de uma quadrilha de traficantes de drogas, Jucicleide e os comparsas foram presos em flagrante no dia 24 de janeiro numa operação conjunta das polícias Civil e Militar, em Dias D’Ávila. Autuada por tráfico de drogas e por associação ao tráfico, ela foi encaminhada para a 9ª DT no dia 26 de janeiro deste ano.