Logo após dispararem vários tiros contra um morador da Rua Dulce – na localidade conhecida como Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação – que acabava de sair de casa, cinco traficantes foram presos, no domingo (1º), na Avenida Vasco da Gama, por duas equipes da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (Garcia/Federação). O grupo, que portava cinco revólveres calibre 38, foi conduzido para a 7ª Delegacia Territorial (DT), no Rio Vermelho.

Luís Cláudio da Encarnação estava em frente de sua residência, onde recebeu tiros em várias partes do corpo, inclusive na cabeça, e permanece internado, em estado grave, no Hospital Geral do Estado (HGE). Os autores dos disparos, identificados como Fabrício Pinto Santos, o ‘Rambinho’, 24 anos; Paulo Ricardo da Silva Santos, 21; André Fernando dos Santos Souza, o ‘Macaco’, 23; Alberto Luiz Santos Bulhosa, 27, e Carlos Augusto Santos de Oliveira, 18, são traficantes da Canjira, área próxima da Vasco da Gama.

Autuados em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma pelo delegado Omar Leal, titular da 7ª DT, os bandidos tinham como alvo dois adolescentes de iniciais M.A.C.S. e I.R.C., apreendidos posteriormente pela PM, na Avenida Vasco da Gama. O grupo teria atacado a quadrilha, em companhia de outros parceiros, numa briga por pontos de venda de drogas na área. Um deles, de 16 anos, é acusado de assassinar a tiros uma dona de casa no bairro, quando se dirigia a uma padaria.

Rixa entre grupos

Os traficantes saíram da Canjira e foram até a comunidade da Lajinha, no Engenho Velho da Federação, com o objetivo de atacar um grupo rival que baleara a tia e o sobrinho de um deles no sábado (30). Na Rua Dulce, eles se depararam com Luís Cláudio saindo da residência, que, mesmo sem envolvimento em crimes, foi baleado pelos bandidos, os quais fugiram em direção à Vasco da Gama.

Na avenida, policiais da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) interceptaram um táxi utilizado pela quadrilha na fuga. Num dos bancos do veículo, os PMs apreenderam dois revólveres, e encontraram mais duas armas sob o tapete. O quinto estava em poder de um dos traficantes, fora do carro. As armas, com a numeração raspada, foram encaminhadas para exame no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Antes de conduzirem o grupo para a 7ª DT, as equipes da PM, sob comando do tenente Abreu, da 41ª CIPM, localizaram na Vasco da Gama os dois adolescentes também envolvidos com o tráfico de drogas no Engenho Velho da Federação, encaminhando-os, em seguida, para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Interrogados pelo delegado Omar Leal, os acusados Fabrício, Paulo Ricardo, André, Alberto Luiz e Carlos Augusto declararam que existe uma rixa entre grupos de traficantes da Lajinha e da Canjira por causa do comércio de drogas. A tia e o sobrinho de um dos traficantes presos no domingo (1º) receberam atendimento médico – ela foi alvejada na mão, e o rapaz no braço e nas nádegas, no sábado (30) à noite, na Canjira.

Dois líderes do tráfico da Lajinha, conhecidos como Dílton e Leozinho, que ordenaram o ataque ao grupo rival, estão sendo investigados. Ambos saíram recentemente do sistema prisional.