Quase dois mil policiais e bombeiros militares, entre praças e oficiais, participaram nesta terça-feira (31), no Teatro Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, do Encontro de Policiais Militares da Bahia. Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, apresentou os itens que compõem o Pacto pela Vida, previsto para ser lançado no dia 6 de junho. O programa foi desenvolvido com o objetivo de reduzir os índices de crimes contra a vida, numa atuação conjunta entre os diversos órgãos do poder público, além da colaboração da sociedade com sugestões e críticas.

Segundo o secretário, a Polícia Militar tem um papel fundamental na iniciativa, que também prevê uma maior aproximação das frentes de trabalho da SSP com a comunidade. “Acredito que hoje é o dia mais importante. São os policiais militares que efetivamente vão fazer o Pacto pela Vida andar e dar certo. É uma nova concepção, uma visão mais estratégica e ampla da questão da segurança pública. Nada melhor do que mostrarmos isso para quem realmente vai operar esse programa”.

Hoje, a Polícia Militar da Bahia possui um efetivo superior a 30 mil PMs. Os oficiais que participaram do encontro em Salvador atuarão como agentes multiplicadores das ações do Pacto pela Vida. “Essa é uma oportunidade para podermos alinhar as ideias, conhecer as diretrizes, as recomendações e orientações. Afinal, os oficiais são os gestores do programa dentro da Polícia Militar. Eles é que estão no comando das unidades operacionais que colocarão em prática essa iniciativa”, disse a capitã PM, Tatiana Eleutério.

Para o chefe de planejamento operacional do Grupamento Marítimo (Gmar), major Aloísio Fernandez, conhecer os detalhes do Pacto pela Vida antes mesmo do seu lançamento é um ponto positivo. “A discussão e a ampliação desse debate fazem com que esse programa saia solidificado, forte”.

Algumas ações já vêm sendo realizadas pelo Estado e seguem a linha do Pacto pela Vida, entre elas, a implantação da Base Comunitária de Segurança do Calabar e a reestruturação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, declarou que a instalação de novas bases comunitárias de segurança e a implementação de ações pelas companhias especializadas em todo o trecho de divisa fazem parte do programa, “que visa fortalecer as ações de segurança e reduzir os índices de crimes na Bahia”.

Homenagem

No encontro, o cantor Xanddy, do Harmonia do Samba, foi homenageado, por ser considerado amigo e parceiro da corporação. “Agradeço o carinho e parabenizo o empenho e o trabalho da Polícia Militar. Recebo essa homenagem em nome dos meus colegas. O zelo da Polícia Militar da Bahia com a paz e a alegria fica nítido no Carnaval e em outros eventos”.

Participaram também do encontro o chefe da Casa Militar, coronel Rivaldo dos Santos, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e o secretário estadual de Comunicação e coordenador do Pacto pela Vida, Robinson Almeida.

Publicada às 10h45
Atualizada às 14h45