O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), unidade da Polícia Civil subordinada à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), disponibilizou o telefone (71) 3312-2961 para que o usuário do sistema de transporte urbano denuncie ocorrências de assaltos sem a necessidade de custear tarifa telefônica – basta utilizar o prefixo 9090. O Serviço Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública do Estado (3235-0000) é outro meio para denunciar a ação de criminosos na frota de ônibus.

O cidadão que presenciar ou tenha sido vítima de assalto em ônibus, pode auxiliar o trabalho dos policiais do Gerrc, informando, por meio do telefone 90903312-2961, as características do autor como aparência física, traje e outros detalhes que possam auxiliar o seu reconhecimento para posterior captura.

O cadastro de infratores, as imagens captadas durante os assaltos por micro-câmeras instaladas na frota urbana e a participação do cidadão, denunciando a ação de marginais, têm contribuído para otimizar o trabalho da polícia no combate aos assaltos em coletivos.

Flagrante 
Nos quatro primeiros meses deste ano, o Gerrc prendeu em flagrante 50 assaltantes e instaurou 39 inquéritos. De acordo com o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegado Cleandro Pimenta, boa parte dos assaltantes, já retirados de circulação pelo Grupo, são contumazes em ataques a ônibus urbanos e a veículos de transporte alternativo. “Muitas vezes, um único marginal põe em risco a integridade física de dezenas de passageiros no interior de um coletivo”, afirma Pimenta, ressaltando a importância das ações preventivas e repressivas contra esse tipo de delito.